Conheça a história da Lapa, um dos bairros mais famosos de São Paulo.
Atualmente, a Lapa é um dos bairros mais bem servidos de infraestrutura urbana da cidade, porém, você sabe como tudo isso começou?
Há evidências de que os jesuítas ganharam uma sesmaria na região no ano de 1561. O terreno era banhado pelo Rio ‘Emboaçava’, que atualmente chamamos de Rio Pinheiros. Devido a isso, na época a região foi batizada de “Emboaçava” que significa “lugar por onde se passa” pelos índios Goitacases.
Em meados do século XVIII, uma propriedade da região se destacava: a Fazendinha da Lapa, que recebeu este nome devido ao fato de os jesuítas terem sido obrigados a realizar uma missa anual a Nossa Senhora da Lapa em troca das terras.
Por volta de 1743, os religiosos abandonaram o local devido ao seu terreno acidentado e à falta de mão de obra, onde acabaram se mudando para a Baixada Santista.
Foi então que no final do século XIX, chegaram, ao bairro, famílias de diversas nacionalidades. Destacavam-se os tiroleses, vindos do norte da Itália e que eram agricultores. Anos mais tarde, vieram outros italianos, vindos da região de Veneza. Houve, também, imigração portuguesa, espanhola, francesa e sírio-libanesa. Estes eram comerciantes, profissionais liberais, artesãos, sapateiros ou alfaiates.
A influência italiana no bairro é muito significativa, tanto que alguns logradouros do bairro têm designações que fazem referência à Itália, e ao Império Romano, tais como: Roma, Coriolano, Cipião, dentre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir do século XX, o bairro se tornou industrial. Através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas, houve a implantação de indústrias como a Vidraria Santa Marina e os frigoríficos Armour, Bordon, Swift e Wilson. Estes estabelecimentos trouxeram operários e técnicos ingleses, croatas, lituanos, poloneses, russos e húngaros (do então Império Austro-Húngaro e fundadores da chamada “Igreja do Galo” na Rua Domingos Rodrigues), que passaram a ser moradores do local e da Lapa de Baixo. As indústrias baseavam-se na proximidade com o Rio Tietê, multiplicando-se ao longo dos anos.
O Bairro é um polo de ligação entre os bairros da Zona Oeste de São Paulo. Sua vocação comercial é visível no Mercado da Lapa e no Shopping Center Lapa.
A querida Lapa é atendida pelas linhas 7 – Rubi e 8 – Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, respectivamente ramos da São Paulo Railway e Estrada de Ferro Sorocabana, na estação Lapa.
Apresenta diversas áreas culturais, como o Tendal da Lapa, a maior casa de cultura municipal da cidade,[carece de fontes] sediada em um prédio histórico da região, com 7 400 metros quadrados; a Estação Ciência; o Teatro Cacilda Becker; o Clube-Escola Pelezão; o Museu do Relógio; o 241º Grupo Escoteiro Quarupe e o Museu Espírita.
O bairro também foi cenário da novela da Rede Globo de televisão Caras & Bocas, exibida em 2009.
Gostou da Matéria? Então não se esqueça de comentar e compartilhar. Ative também nossas notificações e você será avisado sempre que tiver notícias novas!