Agora é a hora certa de comprar seu imóvel
Está pensando em comprar imóvel neste ano? Não é só você. Uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo Grupo Zap mostrou um crescimento expressivo de potenciais compradores de imóveis entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019.
O cenário combina oferta de imóveis com preço ainda atrativo, perspectiva de alta e taxas de juros baixas, essa combinação fez o aumento pela busca do imóvel ideal aumentar.
O segmento foi um dos que mais sofreu com a última recessão e perdeu o brilho. O cenário começou a mudar entre 2018 e 2019 e agora tudo indica que o mercado de imóveis deve engatar em um ciclo de alta.
As taxas de juros do crédito imobiliário nunca estiveram tão baixas, os níveis de emprego voltam a subir e a economia aponta para uma trajetória de crescimento. Com o aumento da confiança, as pessoas voltam aos plantões de venda, impulsionando os números de lançamentos e vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado em 2019, o preço dos imóveis residenciais ficou estável, segundo o Índice FipeZap. Considerando a inflação prevista de 4,13% para os últimos 12 meses, segundo o IPCA, o índice apresentou queda real de 3,97% no mesmo período. Já o preço de locação dos imóveis residenciais, que reagem mais rápido à melhora da economia, começou a subir.
O aumento da demanda por imóveis vem na esteira de uma melhora na confiança de consumidores e no nível de renda, com a queda do desemprego, mesmo que a passos lentos. Diante da expectativa de aumento nos preços dos imóveis nos próximos anos, 2020 vai ser um bom ano para comprar uma casa ou um apartamento, para morar ou investir.
Qual a melhor região para investir? Qual a melhor metragem? Investir em imóveis residenciais ou comerciais?
Essas dúvidas são comuns por isso ter a orientação de um consultor imobiliário é muito importante.
O mercado imobiliário é tradicionalmente valorizado e pode gerar uma margem de lucro boa se a escolha for acertada ao ter um imóvel para alugar. O preço, tamanho ou a localização são apenas algumas das diversas variáveis muito importantes para escolher o imóvel certo para investir.
Uma das principais definições, para quem vai investir em um imóvel, é a escolha entre um imóvel residencial ou comercial. Os dois têm pontos positivos e conhecer o que cada um proporciona pode garantir um resultado financeiro melhor, principalmente a médio e longo prazos. Saiba quais são as vantagens, desvantagens e como optar pelo melhor tipo de imóvel para ter o maior retorno possível.
Cuidados para comprar imóveis: Antes de comprar imóveis é preciso tomar alguns cuidados para que a situação não acabe se tornando uma grande dor de cabeça. Afinal, imóvel enrolado é mau negócio em qualquer cenário.
Veja abaixo alguns pontos importantes:
- Comprar imóvel na planta pode trazer um lucro maior, então verifique o histórico de entrega e a qualidade dos imóveis da construtora.
- Veja se toda a documentação está em ordem.
- Preste atenção em questões como localização e estrutura do empreendimento.
- Aproveite a competição entre os bancos e compare as taxas do financiamento imobiliário.
- Olhe além da taxa de juros e compare o Custo Efetivo Total (CET) dos empréstimos.
- Lembre-se de que imóvel é um investimento de baixa liquidez. Então não invista no ramo se precisar do dinheiro no curto prazo.