Publicidade X Propaganda
Pensar que as duas ferramentas são iguais é uma confusão muito comum até por alguns profissionais, porém a publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais que possuem propósitos diferentes.
— Publicidade:
A palavra vem do latim (publicus) de tornar algo público, é utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais com foco em públicos selecionados.
Essa é uma concepção bastante atual da publicidade que se enquadra perfeitamente, por exemplo, nas campanhas de outbound marketing nas quais são anunciadas marcas, produtos e serviços na internet apenas para usuários com perfis de comportamento e consumo relacionados.
O outbound é uma abordagem mais invasiva, na qual a empresa se dirige ao cliente interrompendo o que ele está fazendo para anunciar o seu produto. É um marketing mais ativo e menos direcionado. Ele geralmente é retratado como o “velho marketing”, pois já era muito utilizado antes da popularização da internet como: comerciais na TV, no rádio, em jornais e em revistas, esses exemplos são considerados outbound marketing.
Na internet ele ganhou uma nova cara com os banners, pop-ups, comerciais embutidos em vídeos, e-mails promocionais e outras estratégias.
— Propaganda:
A palavra vem do latim (propagare) que significa propagar, é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas. A propaganda se refere à disseminação de ideias, sejam elas políticas, partidárias, sociais, religiosas ou comerciais, no intuito de influenciar um comportamento, um ótimo exemplo é a Propaganda Eleitoral Gratuita.
A propaganda é semelhante à publicidade, na medida em que emprega os mesmos formatos multimídias para espalhar sua mensagem. No entanto, ao contrário da publicidade, a propaganda não tenta incentivar a venda de um produto ou serviço, ela é usada para mudar as atitudes do público em relação a uma determinada pessoa, marca, produto ou assunto.
A propaganda pode ter cunho ideológico ou não, sua função é evidenciar um problema, trazer à tona um assunto importante, comunicar fatos publicamente, educar, fazer um alerta sobre algum acontecimento, ou até, sobre a qualidade de um serviço ou produto.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois fica a pergunta. Qual o melhor para o seu negócio: publicidade ou propaganda?