Veja o que rolou na Horror expo 2019
Fãs de terror tiveram o contato direto com empresas, palestras, workshops e shows musicais relacionados ao tema.
Nós da Difon tivemos a oportunidade de participar da primeira edição da Horror Expo no Brasil. O evento aconteceu no pavilhão de exposições do Anhembi do dia 18 ao dia 20 de outubro, reunindo grandes nomes do gênero do Horror/Terror, nos campos do cinema, TV, séries, literatura, comics, videogames, serviços de streaming, música e cultura pop.
A feira e os expositores
Apesar de ter sido usada apenas uma parte do pavilhão para o evento todo, havia uma grande área, nomeada como Horror Artists’ Pavilion, onde ficavam muitos expositores independentes dedicados ao gênero de horror, como quadrinistas, ilustradores, artistas, escritores,escultores, artesãos, fotógrafos, entre outros, que apresentavam sempre de forma muito muito atenciosa seus trabalhos e produtos para os visitantes.
Haviam também muitas outras atrações espalhadas pela feira. Logo na entrada do evento o público tinha a disposição para tirar fotos o quarto e o banheiro de “Doutor sono”, além da boneca Annabelle original, usada nas filmagens da franquia “Invocação do Mal”, que estavam em exibição no estande da Warner.
Em homenagem ao saudoso playcenter, a atração Castelo horror expo trouxe nostalgia e sustos aos apaixonados por terror, no melhor estilo labirinto assustador.
O evento ainda teve muitas outras presentes como, O Celeiro do terror (Prevent Senior), Escape Rooms e estandes de maquiagem profissional e pintura corporal.
Convidados
A Horror expo trouxe grandes nomes do mercado internacional e brasileiro, que participaram de painéis, palestras e workshops durante do evento.
Convidados internacionais
![]() Mick Garris Diretor |
![]() LochLyn Munro Ator |
![]() Naomi Grossman Atriz |
Convidados Nacionais
Coveiro maldito – Artista e embaixador da HORROR EXPO 2019, é um dos principais ícones do horror brasileiro da atualidade. Também conhecido como “the king of freakshow”, ele é um artista performático, modelo e entusiasta do gênero horror.
Rodrigo Aragão – Cineasta e referência de terror e horror no Brasil nas últimas décadas, após o cineasta e proprietário das Fábulas Negras Produções Artísticas, ganhar espaço e reconhecimento, pouco a pouco, com os longas “Mangue Negro” (2008), “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013), “As Fábulas Negras” (2015) e o mais recente “A Mata Negra“.
André Vianco – Escritor, roteirista, dramaturgo e diretor, e um dos mais renomados autores da ficção fantástica nacional. Criador de uma elogiada obra que inclui títulos de terror, suspense, sobrenatural e fantasia, já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.
Marcos Debrito – cineasta premiado e autor, vem sendo considerado a renovação do horror e suspense no Brasil. Natural de Florianópolis e formado em Cinema pela FAAP (São Paulo/SP), iniciou sua carreira profissional tendo como foco as telas, mas não tardou para que alguns de seus roteiros ganhassem o formato de romance.
Música
Se a sua preferência é música, então a horror Expo também foi pra você. Vieram ao palco grandes nomes nacionais e internacionais durante os três dias. Veja a lista abaixo das atrações musicais que passaram esse ano pelo evento:
Highschool – Atração sul-coreana de K-pop formada pelas integrantes Haebin, a rapper e lider; J, carismatica e extrovertida; SoEun, a vocal principal; e Yebin, a mais nova.
The Secret Society – Banda curitibana, foi formada em 2017 por Guto Diaz (voz e baixo), Fabiano Cavassin (guitarra) e Orlando Custódio (bateria).
Deathstars – Banda sueca que há duas décadas se mantém entre as principais do gênero gothic/industrial da Europa. O quinteto é atualmente composto por Andreas “Whiplasher Bernadotte” Bergh (vocal), Emil “Nightmare Industries” Nödtveidt (guitarra e teclado), Eric “Cat Casino” Bäckman (guitarra), Jonas “Skinny Disco” Kangur (baixo) e Marcus Johansson (bateria)
Orquestra de metais da banda marcial de Cubatão – Um grupo instrumental que trabalha com programas variados, dentre eles transcrições para Orquestra de Metais e Percussão de músicas do universo nerd e cultura pop.
Midnight Danger – O Midnight Danger é um projeto de synth-retrowave de Estocolmo, Suécia, criado pelo músico e produtor Chris Young, brasileiro radicado na em solo sueco há 4 anos.
Fúria Inc. – Banda brasileira de metal formada em 2009 pelos irmãos Neto, Gustavo Romão e Victor Cutrale.
Venomous – Quinteto paulistano de melodic death metal, é formado por Tigas Pereira (vocal), Gui Calegari e Ivan Landgraf (guitarras), Renato Castro (baixo) e Lucas Prado (bateria).
Sioux 66 – Formado em São Paulo no ano de 2011, atualmente conta com Igor Godoi (vocal), Yohan Kisser e Bento Mello (guitarras), Fabio Bonnies (baixo) e Gabriel Haddad (bateria).
Alchemia – Banda paulistana de horror metal, foi formada em 2017 por Victor Hugo Piiroja (vocal) e completada por Rodrigo Maciel (guitarra), Adriano Vilela (baixo), Alex Cristopher (bateria) e Wally D’Alessandro (teclado).
Therion – A banda Therion, que ao longo de suas mais de três décadas de atividade revolucionou a música pesada ao mesclar metal, música sinfônica e musicais, foi formada em 1987 por Christofer Johnsson, guitarrista e mente criativa do grupo.
Cosplays
Os cosplayers são uma atração a parte em praticamente todos os eventos que envolvem de alguma forma games, filmes e tudo relacionado a cultura pop. Lógico que desta vez não foi diferente, pudemos presenciar no evento os mais bizarros e trabalhados personagens relacionados a temática do terror.
Alguns problemas ocorreram, como cancelamentos e o calor extremo no primeiro dia de evento, gerando certo desconforto, no entanto, evento foi de forma geral muito bom e com muitos pontos positivos como por exemplo a diversidade de expositores, o amplo espaço para circular pela área da feira, workshops variados e atrações interessantes, ou seja, para um bom fã de terror, a Horror Expo foi um prato cheio.
Esperamos que a feira volte no ano que vem, trazendo uma versão ainda melhor para os apaixonados pelo gênero.