Potencial do Arena of Valor no esport
Arena of Valor tem potencial para se tornar esport?
Arena of Valor não é um League of Legends no front competitivo, mas está muito à frente dos seus concorrentes para celular. Em 2016 a liga King Pro foi assistida por mais de 70 milhões de pessoas e teve premiações chegando a $250.000 em dinheiro. Em novembro, aconteceu o Arena of Valor International Championship: Asia 2017, que ocorreu em Seul com presença dos maiores times da Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã e Indonésia, o prêmio final foi de $500.000, e finalmente depois de aparecer na Gamescon, a ESL já anunciou um campeonato não profissional do jogo com premiações de $100.000.
Porém Arena of Valor ainda compete com jogos como Clash Royale e Vainglory, mesmo esses não sendo líderes de visualização quando se fala em esport.
“Jogos para celulares ainda estão em fase inicial no ocidente” diz Jelle Kooistra, atual chefe de desenvolvimento de produtos mobile da Newzoo. “As premiações, ligas e competições ainda não chegam nem perto das vistas nos jogos de PC”. Ele ainda diz que a prioridade inicial da Tencent é colocar o jogo na mão do maior número de pessoas possível, e fazer com que os streamer comecem a transmitir o jogo. “Isso vai alimentar o desejo por competições e torneios, como aconteceu recentemente com Player Unknown Battlegrounds”
Personalidades streamers são claro uma grande parte do sucesso de um jogo na China. Hai Shi foi um jogador de League of Legends que costumava jogar no We Clubs LoL Training Camp, mas como não conseguiu se tornar um profissional, ele começou a streamar Arena of Valor. Agora ele tem mais de 800.000 seguidores e calcula-se que ganha em torno de 1.5 milhões de dólares por ano.
Nos Estados Unidos o ex jogador profissional da Dignitas e um dos maiores streamers de LOL, Michael “imqtpie” Santana também chegou a streamar o jogo em agosto de 2017, então talvez uma estratégia similar a que aconteceu na China pode vir a fazer sucesso.
Atualmente não se sabe como pode acontecer competições globais, já que os servidores europeu e asiáticos se encontram em versões diferentes dos norte e sul americanos. A Tencent Games se recusa por enquanto a falar sobre esses aspectos e outros relacionados aos seus planos futuros para esports de Arena of Valor.
Fonte: Arena Of Valor Brasil